Sumário

Acne

É uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea (formada por uma glândula sebácea e um pelo rudimentar), multifatorial, que acomete a face, tórax e as costas.
O quadro é frequente na adolescência mas pode acometer qualquer idade, e apresenta curso prolongado, com períodos de piora e melhora, o que tem grande impacto psicossocial na qualidade de vida dos pacientes.

Como reconhecer: pode apresentar lesões não inflamatórias que são os comedões (conhecidos como cravos) e inflamatórias, que são as pápulas, pústulas e nódulos (as espinhas). Dependendo da forma como se apresentar, pode ser classificada em quatro graus:

Grau I: presença de comedões
Grau II: predominam lesões inflamatórias pápulo-pustulosas
Grau III: apresentam nódulos e cistos
Grau IV: forma grave caracterizada por nódulos maiores com saída de pus e fístulas (comunicação entre os nódulos)

Tratamento
Deve ser individualizado e iniciado precocemente para evitar as cicatrizes. Quando predominam os comedões, indicado tratamento tópico à base de retinóides e peróxido de benzoíla associados à extração dos comedões por meio de limpeza de pele. Quando se apresentam lesões inflamatórias, associa-se também antibióticos de uso oral ou tópico. Tratamentos complementares que ajudam a diminuir a inflamação podem ser utilizados como luz intensa pulsada e laser. Nas formas graves, com presença de nódulos e cistos, e nas formas mais leves que não melhoram com o tratamento, é indicado a isotretinoina oral. Após tratamento, se houver cicatrizes, é indicado tratamento com IPCA, peeling e laser.